segunda-feira, 12 de outubro de 2009

“PEGANDO UM SOL” EM MADRID

o termômetro marcando 31° em madrid era algo que eu realmente estava precisando após cinco meses de frio e vento gelado na irlanda. e o melhor de tudo: calor humano, pois não era simplesmente um passeio pela espanha, era reencontrar a minha amiga deinha e companhia (e em grande estilo).


a viagem foi simplesmente maravilhosa. adorei madrid e posso dizer que moraria lá facinho facinho.

para quem tá morando aqui, existe muita facilidade para conhecer outros países da europa, (inclusive promoções de vôos bem baratinhos), então a gente começa a fazer a listinha dos países que quer conhecer, e confesso que a espanha não estava entre os três primeiros... ou pelo menos não madrid... pois a fama de barcelona e de outras cidades é bem maior, mas foi maravilhoso! me surpreendi e fiquei com vontade de voltar lá de novo para conhecer o que não deu tempo de explorar direito.

a cidade é linda. a cada esquina um monumento histórico de séculos e séculos, que vale a pena parar e ficar contemplando. muita arte. muito bom gosto. o povo, às vezes, nem tão receptivo como a gente espera, mas só por estar em um país latino você já se sente em casa.


deia e companhia

eu tenho várias amigas e com cada uma delas, uma história bem específica e uma relação especial. deinha, um ser meigo e sereno, foi testemunha muito próxima na minha história de amor hehe. e desde que eu a conheço – há mais de cinco anos – o sonho dela sempre foi conhecer madrid. fiquei felizona de poder curtir isso ao lado dela.

só gente boa o pai de déia e sua trupe. de madrid a jupi. vão continuar a viagem deles pelo nordeste brasileiro e parar lá no sertão do pernambuco.

comida boa e barata

acho que eu engordei um quilinho só nesse final de semana. como é gostosa a comida madrileña. nós descobrimos que quase todos os restaurantes oferecem um menu do dia que inclui: entrada, prato principal, sobremesa e vinho por volta de 10 euros. não bebemos nadica de coca...só vinho!

-museu do jamon

o museu do presunto, bem no centro da cidade, é um passeio delicioso. zilhões de variedades de queijos, salames, vinhos e, claro, presunto. mas tem que ser no come-em-pé lá na beirinha do balcão: sanduíche de presunto por €1,50.




arte
mas nem só de paelha e presunto foi a nossa viagem. visitamos o museu do prado, e foi emocionante ficar cara a cara com “las ninas” de velásquez.

eu bem que queria ser uma profunda entendedora de artes plásticas. mas só posso dizer que ver assim de pertinho o que durante a vida toda você viu apenas nos livros dá, no mínimo, um arrepio.

visitamos lugares marcantes pela opulência e magnitude, como o antigo palácio real e a catedral. (ai a gente se pega pensando no quanto foi explorado da américa latina durante o período colonial para ser construir tudo aquilo).


(palácio real)


real madrid

o programa do clube do bolinha foi conhecer o estádio do real madrid, o santiago-bernabéu. pra quem é louco apaixonado por futebol como é o mauro, foi um passeio único. e a sorte é que fomos justamente num dia de jogo e vimos o ônibus do real madrid na nossa frente, mas não, não deu pra ver o kaká.


(mauro feliz feito pinto no lixo no santiago-bernabeu)

a noite

madrid é conhecida pela sua noite muito badalada. e, realmente, não falta opção. as praças lotadas, clubes, bares, para todos os gostos. dança flamenca num canto da plaza de santana e até um tango argentino no “dia da argentina na espanha” no quiosque na plaza maior. o mercado de san miguel é um outro lugar bem assim “a nossa cara”.






toledo

a verdade é que quatro dias foi muito pouco para curtir o que a cidade tem pra oferecer. e de quebra ainda demos um pulinho até a cidade de toledo, uma mistura do ocidente com o oriente: igrejas barrocas, bairros judeus em meio a imensas ladeiras, aquedutos romanos, construções em pedra e arquitetura árabe. lindíssimo.


foi muito bom. vou ficar com saudades.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

YES and NO

os irlandeses tiveram que votar, no início dessa semana, no referendo a favor ou contra ao Tratado de Lisboa. esse tratado não é tão simples, é um livro de dois dedos de espessura cheio de cláusulas e cláusulas; mas em um resumo bem simplista o tratado é uma ratificação feita por todos os 27 estados membros da união européia, que objetiva delimitar a natureza objetivos e valores da ue.

o fato é que durante os últimos meses as campanhas yes! e no! estavam bem acirradas por aqui.
uma das coisas que despertou a minha atenção foi como a campanha do não foi tão emburrecedora e apelou para o medo (tal qual algumas campanhas políticas no brasil de alguns aninhos atrás).

segue aqui um pouquinho das duas campanhas: a do sim – que ganhou o referendo com 67,1% e a do não – que ainda alcançou seus 32.9 % dos votos.

CAMPANHA DO SIM


“vote sim para a irlanda trabalhar com a europa:
-um sim para confirmar o interesse expresso na último referendo;
-um sim demonstra que a irlanda vai trabalhar junto com a europa para resolver nossos problemas econômicos;
-um sim vai promover empregos e melhorar os serviços públicos;
-um sim vai conceder novos direitos aos cidadãos irlandeses em negociações com a europa;
-um sim irá ajudar a reforma burocrática da europa” .

CAMPANHA DO NÃO


“vote sim, seu irlandês estúpido!”




a verdade sobre o tratado: pare a máquina escavadora união européia” .



“seu trabalho está seguro? ... o tratado iria encorajar um maior desalojamento dos trabalhadores irlandeses e iria abaixar os salários de dezenas de milhares de irlandeses, muitos dos quais teriam de deixar o país”.




“você iria querer MUITO mais imigração?”


“você quer que a irlanda se torne uma província da união européia?
-mais uma vez todo mundo cantando isso: uma província mais uma vez, uma província mais uma vez, e a irlanda que já era uma nação... uma província mais uma vez” .


ah, vá plantar batata.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

DE VOLTA À VIDA VIRTUAL

(eu e minhas fotos pré-históricas...)



dois meses de férias da escola do intercâmbio e nunca foi tão intensa a minha vida na irlanda. andei retomando uns projetos antigos, deixando outros para trás, embarcando em novos desafios e projetando tantos outros para os próximos anos.

a possibilidade de concluir meu famigerado curso de letras me bateu a porta de maneira perturbadora, no melhor dos sentidos. talvez tenha vindo junto com um pouco de desânimo com a área de comunicação e toda a crise existencial de quem fez esse curso passa em algum momento da vida. mas a hipótese de dar continuidade pra valer a algo que gosto muito e que tenho redescoberto o prazer uns dois anos depois de ter trancado o curso, me deu um certo gás nesses últimos meses e tem alterado as minhas rotas futuras. tudo ainda estar por vir, mas ando com a cabecinha fervilhando de idéias e uma ansiedade incrível pra colocar os planos em prática.

as vezes ficar off por algum tempo faz bem... ler mais, curtir o verde, aproveitar bastante essa experiência cosmopolita de viver aqui ou mesmo ver a chuva cair pela janela. acho que eu estava precisando disso.

comecei a estudar numa outra escola temporariamente e passei a notar coisas simples e óbvias, mas que eu ainda não tinha tido oportunidade de vivenciar, como por exemplo: parece que nós brasileiros somos amigos de infância dos africanos. os latino-americanos são sempre os últimos a irem embora das festas... eu sempre acho que o senhor iraniano é meio triste... chineses, japoneses, tailandeses e coreanos são totalmente diferentes uns dos outros... e não ouse confundi-los. muita gente acha que brasileiro fala espanhol. e todo mundo tá muito mais preocupado com as coisas práticas do dia a dia do que a gramática da língua inglesa. no final das contas, poucas coisas nos faz diferentes... é todo mundo ser humano... tudo farinha em sacos separados.

andei fazendo alguns bicos por uma agência que trabalha com eventos, e isso também me deu um certa animada. conseguir entender esse inglês quase gaélico é um grande feito.

mudar para um cantinho só nosso me fez descobrir a dona de casa escondida dentro de mim. tenho verdadeira fascinação por comprar “tapaués” . e o lugar é lindo, rodeado de árvores e folhas secas no chão. juro que vai aparecer um leprechaun a qualquer momento.

e o mais legal dos últimos dias: nossa viagem a espanha para encontrar com déia...vai num próximo post. foi tuuuudo.

é isso. estou de volta por aqui.