sexta-feira, 9 de julho de 2010

HOLANDA: MINHA FAVORITA

apesar da holanda ter tirado a gente da copa, confesso aqui a minha quedinha por esse país maravilhoso. nesse diário de bordo ficou faltando o relato de uma das viagens mais marcantes da vida, a tão esperada amsterdam.

saímos de bruxelas rumo a amsterdam. pegamos um busão. as estradas são tão lisinhas que dei até um cochilo, quando eu acordei já estávamos dentro da holanda e essa foi a primeira imagem que vi quando abri os olhos:


em amsterdam existem cerca de 700 mil ciclistas, e a população é de por volta de 750 mil habitantes.
a cidade realmente nos encantou. é tudo muito organizado, muito bonito, muito diferente dos outros lugares que eu já conheci. todas pessoas que conversamos são orgulhosa de morar lá e foram categóricas em afirmar que o país passou batido sem ser afetado pela crise. uma economia realmente forte.
a língua oficial é o holandês, mas todo mundo fala inglês muito bem. na escola, eles aprendem cinco línguas estrangeiras.
ficamos na casa de amigos que já moram lá há anos e eles definiram muito bem essa cultura: são organizados como os alemães, mas não tão frios. têm um pouco da alegria dos italianos, mas sem ser tão fanfarrões. um país na medida certa.
A viagem foi curta, mas deu para conhecer alguns lugares inesquecíveis.


canais

o passeio pelos canais foi excelente para se ter uma boa noção do que é a cidade, e pelo ângulo mais legal: da água para as margens.







eu sempre tive muita curiosidade de ver as casas-barcos. elas tem tudo que uma casa fixa tem, só que são muito mais caras.


sim, esse é um semáforo de bicicletas. a cidade é inteirinha cortada por ciclovias e tudo é muitissimo sinalizado.

sexo e drogas

a idéia que as pessoas têm de amsterdam é de que é todo mundo fumando maconha nas ruas e não fazem mais nada da vida. mas não é bem assim. maconha é liberado somente nos coffee shops (espécie de pubs). e acho que, por ser liberado, os holandeses lidam muito bem com isso: nem têm preconceito, tampouco usam drogas. é coisa mais para turista. digamos que para inglês ver.

o bairro da luz vermelha realmente me surpeendeu. mulheres nas suas janelas se exibindo de lingeries. se alguem quiser negociar, bate na porta, ela fecha a cortina e lá mesmo eles fazem o serviço. quando a luz está vermelha significa que tem gente!

o mais inusitado são as filas de pessoas para ver o ponto turístico – casais, jovens, idosos, crianças – um passeio em família como qualquer outro. as janelas se dividem em seções para os diferentes públicos: orientais, negras, gordas, velhas, loiras...
é interminantemente proibido tirar fotos das janelas. recado entendido.
era natal
eu adoro decoração de natal, papai noel e afins. por coincidência o papai noel dazeuropa vai de país em país, e era o dia dele desembarcar em amsterdam e desfilar no seu cavalo branco. eu amei! o que me chamou atenção foram os black petes, negrinhos que ajudam o papai noel a distribuir os presentes. eles fazem acrobacias nos prédios e as crianças adoram. se vestem iguais a eles e pintam o rostinho de preto.


museus
visitamos o inesquecível museu van gogh, com todas as obras dele desde o início até o final da vida. sem palavras.
Infelizmente não deu para visitar o museu casa de anne frank em horário de funcionamento, mas passamos em frente a casa e vimos o relógio da igreja que sinalizava as horas com as badaladas. uma sensação incrível.

só tenho a dizer que a holanda me encantou mesmo.
e convenhamos: se é para o brasil perder a copa que perca para o time vencedor hehe.