quarta-feira, 5 de maio de 2010

MORAR NO INTERIOR

nesta semana minhas amigas concurseiras começaram a migrar para o interior do maranhão. @kamilamesquita foi pra mirador, em breve mari vai para codó e se, deus quiser, pâmela deve ir pra imperosa. sei que de um lado existe a grande satisfação pelo emprego estável e aquela alegria toda... mas lá no fundinho reina uma grande incerteza e angústia em desbravar o interior do maranhão.


(bar da boa: itapiratins-to)


fico feliz por ter tido essa experiência em 2008. além de morar na cidade de estreito, eu viajava a trabalho com freqüência por diversos municípios paupérrimos do maranhão e do tocantins.
confesso que os piores momentos da minha vida até hoje passei lá, mas dizem que isso nos torna forte (ou lasca logo tudo de vez...sei lá). enfrentei meus piores medos: sofri acidente de carro; deu ladrão na casa em que eu morava (mas depois descobrimos que era só um homicida fugindo do flagrante); tinha queda de energia constantemente e eu tinha que ficar no escuro; a saudade apertava e ainda tive verme, é claro.




(avenida de estreito)

mas, como tudo, teve seu lado bom. deu para explorar bem as belas paisagens naturais do sul do maranhão. as cachoeiras são inesquecíveis. você acaba conhecendo pessoas diferentes, lugares bonitos e feios e, o mais importante, é conhecer a realidade do interior do nosso estado e lembrar que tem muito, muito ainda por ser feito.



(cachoeira de riachão -ma)

às minhas amigas desbravadoras ficam as dicas:

-levem repelente, máquina fotográfica e um notebook;
-aproveitem para crescer profissional e pessoalmente, e guardem dindin;
-preparem-se para a cultura do “dançar forró e tomar cerveja”;

curtam esse momento e sejam sempre bem-idas e bem-vindas.

5 comentários:

  1. bem que te achei meio amarelinha quando te vi. mas agora já não tem mais verme, né? :)

    ResponderExcluir
  2. Lígia eu num sabia que tu tinha passado por isso tudo menina!! Que babado forte! Eu quase não conheço nada do interior. Só na infância que eu vivia passando férias em Pedreiras, minha família é de lá, mas fora isso não conheço mais nada. Agora quem sabe isso mude, com as futuras visitas que faremos a mila e a mari, hehehe... bjus

    ResponderExcluir
  3. Boa noite! Estou prestes a passar pela mesma experiência que você. Moro no RJ e tenho pouca informação sobre o que me espera pela frente. Gostaria de maiores informações sobre a vida no interior do MA. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite! Estou prestes a passar pela mesma experiência que você. Moro no RJ e tenho pouca informação sobre o que me espera pela frente. Gostaria de maiores informações sobre a vida no interior do MA. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Fiquei feliz por ter encontrado seu blog, sou da Bahia e estou pensando em fazer um concurso para o Maranhão, até esse momento pretendo tentar para alguma cidade do Interior, fiz algumas pesquisas na net, mas confesso que ainda estou cheia de dúvidas, pois apesar de aqui morar também no Interior , tenho medo de escolher uma cidade que cause impacto maior, caso eu me mude.
    Atualmente vivo numa cidade com mais ou menos 70.000 habitantes e que fica distante uns 300 km da capital, e que não tem muitos atrativos turisticos ou de lazer... Então para resumir rsrsrs, entre Anajatuba, Penalva, Santa Helena, Santa Inês, São João Batista, Viana, será que vc poderia me recomendar alguma?

    Desculpe esse jornal todo, mas preciso mesmo da opnião de alguém que conheça bem o Interior do estado.

    Muito Obrigada,

    ResponderExcluir