domingo, 26 de julho de 2009

TEMPO DE REAPRENDER

se tem uma coisa que eu tenho aprendido com a experiência de morar aqui na irlanda é reaprender todos os dias.
- reaprender a atravessar a rua, já que aqui se dirige na mão contrária e o carro vem de onde não se espera...
- aprender a usar roupas de frio...
- aprender a me expressar com a metade do número de palavras que eu poderia usar em português...
- aprender a respeitar a cultura, as regras e a lógica deles...
- reaprender a limpar a casa (usando aspirador e sem jogar água para lavar o banheiro)...
- esquecer das palavras em português toda hora...
- aprender a não ter medo de ser assaltada no ponto de ônibus....
- aprender que a internet diminui muito a distância...
- aprender a conviver com a saudade dos que ficaram no brasil...
- aprender a conviver com a saudade dos que estão por aqui só de passagem...
- conhecer gente do japão, da alemanha e da polônia falando apenas inglês...
- perceber o quanto os brasileiros gostam de celular, dão gargalhadas altas e se abraçam como se não se vissem há anos...
- perceber que sazon, guaraná, coxinha, brigadeiro, babalu, caranguejo, farinha, café, creme de leite e nescau são coisas que um dia podem fazer falta...
- aprender a assistir a futebol pela tv sem o narrador gritar gooooooooool...
- notar o quanto nós somos nacionalistas e o quanto falamos bem do brasil...
- aprender que existe muita coisa massa no mundo e que elas não estão só nos livros de história...

- aprender que é normal alguém ser professor a noite e de dia trabalhar cortando presunto no supermercado...
- aprender que a vida é muito mais que pagar a hipoteca da casa e a prestação do carro...
- aprender que a vida é muito mais essência do que aparência...
- e aprender a não esquecer a capa de chuva.



4 comentários:

  1. Olá, Lígia...
    Menina, na semana passada lembrei de ti. Hoje estou em O Imparcial e estávamos precisando de uma boa repórter para um projeto novo e lembrei que há muito não tinha lido mais matérias tua em lugar nenhum... E por acaso, encontrei o link para essa tua página. Bom ter tido boas notícias tuas e mais ainda, que estás muito bem. Sucesso sempre!
    Francília Cutrim

    ResponderExcluir
  2. Oi Francília, que legal você ter lembrado de mim. Fico muito feliz. Pois é, tô longe da ilha há um tempinho (ano passado eu tava fazendo assessoria na Hidrelétrica de Estreito e esse ano eu tô estudando aqui na Irlanda)...Se eu puder ajudar em algo daqui de longe, estamos aí. Grande abraço. Sucesso também!

    ResponderExcluir
  3. Tu ta tao filosofica...adorei as palavras e a foto....é ai é outra realidade mesmo....aproveite.

    ResponderExcluir
  4. Oii tudo beem?
    eu morro de vontade de ir para irlandaa! = S

    ResponderExcluir