quarta-feira, 1 de abril de 2009

TERRA DE ESCRITORES

de uns tempos pra cá comecei a perceber que boa parte dos grandes escritores estudados na literatura inglesa são, na verdade, irlandeses. como ouvi outro dia: "o espírito artístico parece que imana de todos os poros das terras irlandesas. o dom da escrita poética parece que vem de seus ancestrais".

um fato interessante quanto à linguagem é que antes de serem colonizados pelos ingleses e adotarem o inglês como língua materna, o gaélico era o idioma da irlanda. e os irlandeses mesmo escrevendo em inglês, continuaram pensando em gaélico. então dizer algo como, por exemplo, “estou com sede” em gaélico teria a construção mais ou menos assim: “há sede sobre mim”. poético por si só...

(W.B. Yeats)

alguns dos principais escritores desta terra são w.b.yeats, george bernard shaw, samuel beckett , seamus heaney (cada um deles ganhou prêmios nobel da literatura), além de james joyce, oscar wilde, flann o`brien, jonathan swift, cecelia ahern, oliver goldsmith e mais um monte.

aqui no brasil, a associação brasileira de estudos irlandeses (ABEI), faz o intercâmbio entre as produções literárias de ambos os países.

recentemente a associação lançou a 10ª edição do jornal, que possui artigos literários de pesquisadores irlandeses, brasileiros e de outros países da américa latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário