segunda-feira, 12 de outubro de 2009

“PEGANDO UM SOL” EM MADRID

o termômetro marcando 31° em madrid era algo que eu realmente estava precisando após cinco meses de frio e vento gelado na irlanda. e o melhor de tudo: calor humano, pois não era simplesmente um passeio pela espanha, era reencontrar a minha amiga deinha e companhia (e em grande estilo).


a viagem foi simplesmente maravilhosa. adorei madrid e posso dizer que moraria lá facinho facinho.

para quem tá morando aqui, existe muita facilidade para conhecer outros países da europa, (inclusive promoções de vôos bem baratinhos), então a gente começa a fazer a listinha dos países que quer conhecer, e confesso que a espanha não estava entre os três primeiros... ou pelo menos não madrid... pois a fama de barcelona e de outras cidades é bem maior, mas foi maravilhoso! me surpreendi e fiquei com vontade de voltar lá de novo para conhecer o que não deu tempo de explorar direito.

a cidade é linda. a cada esquina um monumento histórico de séculos e séculos, que vale a pena parar e ficar contemplando. muita arte. muito bom gosto. o povo, às vezes, nem tão receptivo como a gente espera, mas só por estar em um país latino você já se sente em casa.


deia e companhia

eu tenho várias amigas e com cada uma delas, uma história bem específica e uma relação especial. deinha, um ser meigo e sereno, foi testemunha muito próxima na minha história de amor hehe. e desde que eu a conheço – há mais de cinco anos – o sonho dela sempre foi conhecer madrid. fiquei felizona de poder curtir isso ao lado dela.

só gente boa o pai de déia e sua trupe. de madrid a jupi. vão continuar a viagem deles pelo nordeste brasileiro e parar lá no sertão do pernambuco.

comida boa e barata

acho que eu engordei um quilinho só nesse final de semana. como é gostosa a comida madrileña. nós descobrimos que quase todos os restaurantes oferecem um menu do dia que inclui: entrada, prato principal, sobremesa e vinho por volta de 10 euros. não bebemos nadica de coca...só vinho!

-museu do jamon

o museu do presunto, bem no centro da cidade, é um passeio delicioso. zilhões de variedades de queijos, salames, vinhos e, claro, presunto. mas tem que ser no come-em-pé lá na beirinha do balcão: sanduíche de presunto por €1,50.




arte
mas nem só de paelha e presunto foi a nossa viagem. visitamos o museu do prado, e foi emocionante ficar cara a cara com “las ninas” de velásquez.

eu bem que queria ser uma profunda entendedora de artes plásticas. mas só posso dizer que ver assim de pertinho o que durante a vida toda você viu apenas nos livros dá, no mínimo, um arrepio.

visitamos lugares marcantes pela opulência e magnitude, como o antigo palácio real e a catedral. (ai a gente se pega pensando no quanto foi explorado da américa latina durante o período colonial para ser construir tudo aquilo).


(palácio real)


real madrid

o programa do clube do bolinha foi conhecer o estádio do real madrid, o santiago-bernabéu. pra quem é louco apaixonado por futebol como é o mauro, foi um passeio único. e a sorte é que fomos justamente num dia de jogo e vimos o ônibus do real madrid na nossa frente, mas não, não deu pra ver o kaká.


(mauro feliz feito pinto no lixo no santiago-bernabeu)

a noite

madrid é conhecida pela sua noite muito badalada. e, realmente, não falta opção. as praças lotadas, clubes, bares, para todos os gostos. dança flamenca num canto da plaza de santana e até um tango argentino no “dia da argentina na espanha” no quiosque na plaza maior. o mercado de san miguel é um outro lugar bem assim “a nossa cara”.






toledo

a verdade é que quatro dias foi muito pouco para curtir o que a cidade tem pra oferecer. e de quebra ainda demos um pulinho até a cidade de toledo, uma mistura do ocidente com o oriente: igrejas barrocas, bairros judeus em meio a imensas ladeiras, aquedutos romanos, construções em pedra e arquitetura árabe. lindíssimo.


foi muito bom. vou ficar com saudades.

10 comentários:

  1. ai amiga, que lindo!! fiquei emocionada de ver vcs aí, tudo é tão bonito, deve ter sido maravilhoso! bjs e saudade.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a descrição do passeio. Ótimo que o mundo é grande e pequeno para nós, heim?

    beeeeijos para você e para o Mauro.

    ResponderExcluir
  3. Muito massa gordinha! kkkkkkkkk

    Eu sou anônimo!

    ResponderExcluir
  4. meninas...brigada. foi maravilhoso mesmo. e a toda hora a gente dizia: puxa faltou as meninas aki! saudades!!! vixi enorme mesmo... beijao!


    cabeção, gordinha é a mae!

    ResponderExcluir
  5. Andamos até o pé rachar, né lijoca? O meu que o diga... aff.
    Gente, Madri é tudo! A gente andava em cada esquina e pensava "Poxa se as meninas tivessem aqui a gente ia fazer isso ou aquilo...". Mas a gente representou bem vocês meninas, né ligia?
    Um beijo grande.
    Li, tua mãe veio aqui hoje. Adorou as fotos minhas que mostrei pra ela.
    Um cheiro,
    Deia.

    ResponderExcluir
  6. Olá Lígia,

    Descobri seu blog na internet quando procurava por 'brasileiros em Galway' e tomo a liberdade de escrever...

    Bem, tenho 34 anos, sou do Rio de Janeiro e estou indo para Galway em dezembro deste ano. Meu marido já está aí fazendo Doutorado e eu pretendo fazer o mesmo, só que ainda preciso me sentir mais segura no inglês, entender melhor a dinâmica de funcionamento dos programas de Doutorado que me interessam aí, etc.

    Quero dizer que foi ótimo - na verdade aliviante! - encontrar o seu blog e ter a sensação de que mesmo que a aventura de morar fora seja grande e as diferenças com o Brasil enormes, as coisas vão se tornando familiares aos poucos e pode ser uma experiência muitíssimo rica.

    Não sei como foi pra você se mudar, mas pra mim está sendo um eterno conflito entre estar muito animada e cheia de medo! Com isso, ouvir uma brasileira de São Luis falando de sua experiência já dá um pouco mais de aconchego.

    Além disso, adorei as fotos, principalmente as de chuva...

    Parabéns e obrigada pelo blog!
    Lauane

    ResponderExcluir
  7. Oi Luane, brigada. Seja bem-vinda aqui.
    Essa aventura de morar fora é bem essa mistura de emoções mesmo: há momentos em que dá um completo medo do desconhecido e tem horas que você se enche de coragem para desbravar esse mundo que vc nao conhece e enfretar o q vier.
    O que posso te dizer que é uma experência muito gostosa, embora nem sempre seja fácil. Mas que vale muito a pena sim. Você volta outra pessoa. Se eu puder te ajudar em algo, meu e-mail é esse aqui: guimaraes_ligia@yahoo.com.br.

    Beijos e Boa Sorte
    Lígia

    ResponderExcluir
  8. ôoo, quando déinha me falou que estava em madrid, nem mesmo cogitei a possibilidade que estaria contigo e mauro, liginha. que bonito! e, devo dizer (de novo) que toda vida que te vejo falar dos lugares que não conheço, fico com uma vontade imensa de conhecer. assim foi com a irlanda e agora com madrid... um dia chego pelas bandas daí. hahaha. beijos e saudade. =*

    ResponderExcluir
  9. vem sim, camilinha...é muito gostoso. e com a trupe junto, entao...tá feito! beijos! saudadeeeees!

    ResponderExcluir